O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar atenção para a segurança no trânsito e a preservação da vida. Pensando nisso, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) reforça a importância da doação de sangue, especialmente para atender vítimas de acidentes que chegam ao pronto-socorro em estado grave.
Com o aumento dos acidentes neste período, cresce também a demanda por bolsas de sangue. Para evitar a queda nos estoques, o HRC intensifica a mobilização junto à população.
"A doação de sangue é um ato nobre e solidário, essencial para a saúde e sobrevivência de muitas pessoas. Por meio dela, conseguimos atender pacientes em cirurgias complexas ou em situações críticas, como os acidentes de trânsito", explicou a assistente social do HRC, Maria Gonçalves.
De acordo com a diretora do Hemocentro, Sandra Chalub, a quantidade de sangue utilizada em pacientes vítimas de acidentes varia de acordo com a gravidade do caso.
"Em casos de politrauma grave, que são pacientes com múltiplos ferimentos, o mínimo costuma ser duas bolsas. Mas, dependendo do tipo e da quantidade de sangramento, pode ser necessário utilizar de três a cinco bolsas", destacou.
A assistente social Cristiane Barros também ressaltou o papel das instituições na mobilização de doadores. "É fundamental envolver empresas, escolas e outras instituições. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. É um gesto de amor e solidariedade, e o trabalho em parceria com a sociedade faz toda a diferença", afirmou.
As doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Campos, localizado na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju. O atendimento é diário, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana.
Fonte: Prefeitura de Campos