A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) prorrogou as inscrições para a contratação de profissionais que vão atuar no projeto de expansão do Pré-Vestibular Social Teorema (aqui). O prazo, que antes se encerrava em 12 maio, agora seguirá até 2 de junho. Para São João da Barra as vagas são para um supervisor, dois tutores e 14 professores, que vão atuar no polo que funcionará no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), instalado no município.
O edital inclui também São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui, onde também estão sendo dadas todas as informações sobre o processo de contratação, incluindo cronograma até o resultado final e implementação das bolsas e os valores de remuneração.
As vagas de professores disponíveis para SJB são: uma de matemática, duas de educação física, duas de biologia, duas de química, uma de redação, uma de gramática, uma de línguas estrangeiras, uma de história, uma de filosofia/sociologia, uma de geografia e uma de literatura.
A ampliação do pré-vestibular aos municípios de SJB e SFI é fruto de emenda parlamentar das deputadas estaduais Carla Machado e Elika Takimoto, que disponibiliza recursos para custear a remuneração dos professores no curso. O Teorema oferece preparatórios gratuitos para acesso ao ensino superior das pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, prioritariamente oriundas da escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros e quilombolas.
A coordenadora do Pré-vestibular Social Teorema, Janie Mendes Jasmim, reforçou a importância do Pré-Vestibular Social. "Ele torna acessível a preparação para o Enem e o acesso à universidade, ampliando as oportunidades para outros municípios, além de Campos dos Goytacazes, que sedia a Uenf", ressaltou.
O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, destacou a oportunidade para os profissionais de educação de São João da Barra. "Temos ótimos professores, com ótimos currículos e experiência, com total capacidade para conquistarem as vagas disponíveis, especialmente em um projeto de tamanha importância social", afirmou.