UA-110518693-1
PIZZA DACURVA

'Semana de Combate ao Feminicídio' em Campos, RJ, tem ações de conscientização contra a violência

Atividades fazem parte do Programa Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulher e irá levar informação e divulgar a rede especializada de proteção às mulheres da cidade.

Por Leandro Morisson em 23/08/2021 às 20:24:43

A subsecretaria municipal de Políticas para Mulheres em Campos, no Norte Fluminense, realiza, entre esta segunda (23) e sexta-feira (27), a Semana de Combate ao Feminicídio. O trabalho de conscientização faz parte do Programa Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher e irá levar informação e divulgar a rede especializada de proteção às mulheres no município.

De acordo com a subsecretaria, a equipe vai abordar prevenção das diferentes formas de violência, os canais de denúncia e os serviços oferecidos. A programação inclui mobilização no Hospital Ferreira Machado (HFM), live com o doutor em Psicologia, Sidnei Priolo; Pedal Lilás e panfletagem.

De acordo com dados da pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja ela verbal, sexual ou física. Ao todo, no Brasil, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021, ou 24,4% do total.

Abrindo a Semana de Combate ao Feminicídio, nesta segunda, às 19h, a secretária Josiane Viana, participa de uma live com a defensora pública Deborah Sales, pós-graduada em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) com o tema Rede de Defesa da Mulher, onde buscar ajuda especializada.

Na terça-feira (24), haverá mobilização e Roda de Conversa sobre o "Agosto Lilás", no Hospital Ferreira Machado (HFM), com funcionários, gestores e chefes de setores para que sejam multiplicadores da luta de enfrentamento à violência contra a mulher. A unidade, referência regional em urgência e emergência, é a porta de entrada para vítimas da violência.

Às 19h, haverá live com o doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (SP), professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (SC), Sidnei Priolo, que também atua na área de prevenção à violência de parceiros íntimos.

Na quarta-feira (25), às 6h30, acontece o 1° Pedal Lilás: Todos por elas, pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas, marcando o Dia Laranja, realizado no dia 25 de cada mês. A concentração será na Praça da Igreja Santo Antônio, em Guarus.

Já na quinta-feira (26), às 9h30, acontece panfletagem com a Guarda Civil Municipal (GCM) no cruzamento da Rua Tenente Coronel Cardoso com Avenida José Alves de Azevedo e, na sexta-feira (27), encerrando a programação, acontece a ação "Maria da Penha vai à feira" com panfletagem na Feira da Roça da Praça da República, no Centro.

"Nesta semana estaremos intensificando a divulgação da nossa rede especializada de proteção às mulheres e levando informação sobre a prevenção às diferentes formas de violência, os canais de denúncia e serviços em geral. Queremos acabar com esse ciclo de violência, que se acentuou durante a pandemia", informa a subsecretária Josiane Viana.

Desde o início do mês, a equipe da subsecretaria está participando de ações e entrevistas para divulgação da rede de proteção à mulher. A convite da Câmara de São Francisco de Itabapoana, a equipe falou sobre todas as leis que surgiram para a proteção da mulher e também divulgando os nossos canais de denúncia.

No último dia 13, a subsecretaria realizou uma ação para marcar os 15 anos da Lei Maria da Penha, um marco nos recursos de proteção às mulheres, fruto da luta feminista no Brasil. No mesmo dia, foi lançada a Campanha Agosto Lilás e anunciada a Semana de Combate ao Feminicídio. A lei traz dispositivos importantes como as medidas protetivas de urgência e punições ao agressor que, antes, tinha penas reduzidas ao fornecimento de cestas básicas.

Confira a lista dos órgãos voltados para ajudar mulheres em Campos:


Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

Rua Barão de Miracema, nº 231, Centro

Telefone: (22) 2738-1309


Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres

Rua dos Goytacazes, nº 257, Centro

Telefone: (22) 98175-0160

E-mail: [email protected]


Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Rua dos Goytacazes, nº 257, Centro

Telefone: (22) 98175-0180

E-mail: [email protected]


Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Av. Alberto Torres, nº 371, 11º andar

Telefone: (22) 98175-0193

E-mail: [email protected]


Patrulha Maria da Penha – Polícia Militar

Telefone: (22) 99251-3052

Emergência – Disque 190


Casa da Mulher Benta Pereira

Abrigo sigiloso

Confira a programação

Segunda-feira (23)

19h - Live com a defensora pública Deborah Sales no Instagram

Terça-feira (24)

14h - Ação com panfletagem no HFM

15h30- Roda de conversa com gestores do HFM no refeitório do hospital

19h - Live com o psicólogo Sidnei Priolo no Instagram

Quarta-feira (25)

6h30 - 1° Pedal Lilás: Todos por elas.

Pelo fim da violência contra mulheres e meninas

Concentração: Praça da Igreja Santo Antônio

Quinta-feira (26)

9h30 - Ação de panfletagem com a Guarda Civil Municipal (GCM)

Sexta-feira (27)

9h - Ação "Maria da Penha vai à feira" com panfletam na Feira da Roça na Praça da República, no Centro.

Fonte: G1.com

Comunicar erro

Comentários